Reflexão: A certeza do inesperado

Fomos atingidos por algo abrupto e para cuidarmos do mundo nos submetemos a um novo formato, readaptando os nossos afazeres diários e as vivências sociais. Hoje, estamos inseridos no contexto do distanciamento social. Como seres sociais e com a nossa personalidade, seja de introversão ou extroversão, fomos convidados a colocar em prática UM FAZER CRIATIVO, com momentos de olhar mais para si, possibilitando, com inteireza, um cuidado salutar diante das emoções, se colocando disponível a viver e sentir a realidade de forma sabia, com cautela e criatividade, através de novos ajustamentos.

Experimentemos esse novo, emergente e temporário, através de ATITUDES SAUDÁVEIS E BENÉFICAS PARA A SOCIEDADE EM GERAL. Continuemos realizando todos os cuidados higiênicos necessários, dando importância e significado ao cuidado coletivo, cuidando de si, do outro e do mundo, através de responsabilidades favoráveis.

Portanto, busquemos notícias e informações sobre o COVID-19 em fontes confiáveis e em horário específico (não deixemos todo o nosso tempo ser consumido por isso). Compartilhemos fatos e novidades boas, aproveitemos as ferramentas digitais para fortalecermos os vínculos com pessoas queridas, pratiquemos atividades que nos tranquilizem e proporcionem prazeres, aprendamos algo novo sem obrigação, permitamos dar uma pausa sem nos julgarmos, e caso necessário, peçamos ajudas.

Vivamos um dia de cada vez, construindo rotinas, hábitos, todos flexíveis e ajustáveis, aceitando e compreendendo que somos SERES HUMANOS, cercados de eventos positivos e negativos, próprios de uma vida individual, subjetiva e social. Tenhamos resiliência, flexibilidade, paciência, empatia, humildade, disciplina, leveza e equilíbrio, respeitando as nossas fragilidades sem autocobranças excessivas, pois necessitamos nos perceber e nos ajustar, frente ao surgimento de novas emoções, as quais não tínhamos costume.

Rafaelly Góis Matias
Psicóloga Escolar 
CRP 11/09435

Posts recentes